Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada neste domingo (13), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, com folga, a disputa pela reeleição em 2026, com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o influencer e coach Pablo Marçal (PRTB) com 18%, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que registra 15%.
A pesquisa também revelou que 18% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto 18% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.
Além do cenário favorável ao petista, que ainda não definiu se irá disputar a reeleição, o levantamento também mostra que Pablo Marçal leva vantagem sobre Tarcísio de Freitas - ambos com votos herdados do ex-presidente Jair Bolsonaro que, por hora, segue inelegível até 2030.
Confira o resultado da pesquisa
- Lula (PT) - 32%
- Pablo Marçal (PRTB) - 18%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 15%
- Indecisos - 18%
- Nulo/Branco - 18%
Quem herda os votos de Bolsonaro?
A pesquisa Genial/Quaest deste domingo questionou os entrevistados sobre seu voto nas eleições de 2022 e suas preferências para 2026. Dentre aqueles que votaram em Lula, 71% afirmaram que votariam novamente no presidente. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 33% indicaram que escolheriam Pablo Marçal, enquanto 32% disseram que votariam em Tarcísio de Freitas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro e ouviu 2.000 pessoas, apresentando uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em quem você votaria em 2026 para a presidência?
Eleitores de Lula (PT)
- Lula (PT) - 71%
- Pablo Marçal (PRTB) - 6%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 5%
- Indecisos - 11%
- Nulo/Brancos - 8%
Eleitores de Bolsonaro (PL)
- Lula (PT) - 4%
- Pablo Marçal (PRTB) - 33%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 32%
- Indecisos - 14%
- Nulo/Brancos - 18%
Pessoas que votaram em branco/nulo
- Lula (PT) - 11%
- Pablo Marçal (PRTB) - 14%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 4%
- Indecisos - 34%
- Nulo/Brancos - 37%
Pablo Marçal x Tarcísio
Pablo e Tarcísio protagonizaram uma disputa particular nas eleições municipais deste ano. Enquanto o governador e ex-ministro de Bolsonaro foi um dos principais apoiadores da campanha de Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela reeleição em São Paulo, Marçal disputou o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e conquistou muitos de seus votos na cidade.
Por fim, o candidato do PRTB acabou ficando de fora do segundo turno na capital paulista, derrotado por Nunes e por Guilherme Boulos (PSOL), mas teve uma votação considerável. A diferença entre ele e o primeiro colocado foi de pouco mais de 81 mil votos.