Ouvindo...

Prefeitura sanciona lei que torna capital mineira ‘cidade irmã' de municípios em Israel, Portugal e Vietnã

Na prática, a lei sancionada estabelece um vínculo de cooperação e intercâmbio cultural, educacional, econômico e social entre as cidades

Prefeitura de BH tem de sancionar aumento para que novos salários passem a valer

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quinta-feira (3) o veto parcial de lei criada na Câmara Municipal que estabelece relação de “cidades irmãs” entre a capital mineira e as cidades de Lisboa em Portugal, Haifa em Israel, e Pleiku, no Vietnã.

Na prática, a lei sancionada estabelece um vínculo de cooperação e intercâmbio cultural, educacional, econômico e social entre as cidades, promovendo atividades, como eventos culturais, festivais, exposições e apresentações artísticas, que visem à difusão da cultura e ao estreitamento das relações entre as cidades.

A lei também abre possibilidade de troca de experiências e informações em áreas como Saúde Pública, Proteção Ambiental, Saneamento Básico e Gestão de Resíduos.

Veja mais: Com eleitores indo às urnas, Câmara paralisa votações em plenário no mês de outubro

O prefeito Fuad Noman (PSD) vetou o trecho que previa o incentivo de apoio a mecanismos de integração entre os habitantes das cidades citadas no projeto de lei, incluindo a facilitação do fluxo de pessoas entre elas.

A justificativa do veto, de acordo com a explicação na publicação no Diário Oficial, é que há inconstitucionalidade no trecho vetado, por transgredir a competência privativa da União para legislar sobre comércio exterior e entrada de estrangeiros no país, de acordo com a Constituição Federal.

Aprovação na CMBH

Na ocasião em que foi proposta a lei pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, o texto foi assinado pelas Vereadora Marcela Trópia (Novo), Reinaldo Gomes (DEM), Ciro Pereira (Republicanos), e Irlan Melo (Republicanos).

Os vereadores justificam que “a busca de alternativas que levem a superação dos problemas enfrentados por um município é mais promissora se houver a possibilidade de dialogar com outros municípios, ou regiões, que enfrentam problemas semelhantes.”

A prefeitura vai comunicar ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil o acordo de irmanamento com as cidades de outras nações.

‘Cidades irmãs’

A cidade de Lisboa, em Portugal, compõe uma área metropolitana que abriga mais de 3 milhões de pessoas, ficando atrás apenas de Madrid e Barcelona no adensamento populacional. O comércio é uma das principais atividades econômicas do país.

Leia também

Já a cidade Haifa, em Israel, é uma cidade costeira que tem cerca de 400 mil habitantes, com encostas de grande concentração residencial, e é o grande centro regional da porção norte israelense.

Por fim, Pleiku no Vietnã, é uma cidade pequena, com pouco mais de 270 mil habitantes. A característica principal da cidade é ser cercada de montanhas, e não conta com grandes edifícios. A cidade fica localizada no entroncamento de importantes rodovias da região montanhosa do país, e tem como principais atividades econômicas a produção de chá e café.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.