O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (28) para o México, onde participará da cerimônia de posse da presidente eleita Cláudia Sheinbaum, marcada para terça-feira (1). De acordo com o Itamaraty, Lula deve chegar ao país no final da tarde, mas não há compromissos agendados para o restante do dia.
Antes da posse, na segunda-feira (30), o presidente brasileiro terá encontros com o atual mandatário do México, Manuel López Obrador, e com Sheinbaum. A situação da Venezuela deve ser um dos tópicos discutidos na reunião com Obrador, embora não se esperem negociações concretas sobre o tema.
Inicialmente, Brasil, México e Colômbia haviam se unido anteriormente em negociações com o governo venezuelano, visando um consenso sobre a reeleição de Nicolás Maduro, contestada pela oposição e pelo candidato Edmundo Gonzalez, que alegam fraude. Em agosto, o México decidiu se retirar dessas negociações.
Ainda na segunda-feira, a previsão é que Lula participe do encerramento do Fórum Empresarial México-Brasil, que reunirá cerca de 150 empresários brasileiros, além de empresários mexicanos.
Até o momento, o governo brasileiro ainda não confirmou encontros bilaterais com outros líderes presentes na posse, embora haja espaço na agenda para isso. Na terça-feira, Lula participará da posse de Sheinbaum e retornará a Brasília logo em seguida.