A empresa francesa Vinci Highways foi a vencedora do
Ao todo, quatro empresas participaram do leilão: BTG Pactual Infraestrutura, Nova BR-040 e CCR, mas o preço oferecido pela empresa francesa foi menor, o que a fez vencer o certame.
Rota dos Cristais
O trecho leiloado é considerado estratégico por ser uma das principais ligações com a região Centro-Oeste do país. A concessão possui uma extensão de 594,8 km. A previsão é de que, ao longo das próximas três décadas, os investimentos previstos alcancem R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais ao longo do período de concessão.
Veja as melhorias previstas no projeto:
- Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário;
- Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais;
- Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna;
- Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.
O projeto da Rota dos Cristais também prevê a criação de 91,1 mil empregos, diretos, indiretos e efeito-renda, ao longo da concessão, além de um significativo incremento na economia das cidades ao longo da rodovia.
Desistência da Via 040
Em 2014, o governo federal concedeu a BR-040, em toda sua extensão de Juiz de Fora até a divisa de Minas com Goiás. A Via 040, empresa da Invepar, assumiu o trecho e passou a administrar a rodovia.
No entanto, em 2017, alegando redução do tráfego e dificuldades em conseguir as licenças ambientais para as obras previstas no contrato, a concessionária informou ao governo a intenção de devolver o trecho para a administração pública.
A empresa não fez as duplicações previstas em contrato: menos de 14% do total previsto foi duplicado. O processo de relicitação se arrastou por vários anos e chegou a parar na Justiça.
Em 2022, o