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Empresa francesa vence leilão da BR-040 e vai administrar trecho entre Belo Horizonte e Cristalina (GO)

Vinci Highways ofereceu desconto de 14,32% no preço do pedágio e vai assumir a rodovia pelos próximos 30 anos

Leilão para concessão da chamada Rota dos Cristais foi vencido por empresa francesa

A empresa francesa Vinci Highways foi a vencedora do leilão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO), que ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo. A companhia ofereceu desconto de 14,32% sobre o preço do pedágio e vai administrar o trecho conhecido como “Rota dos Cristais” pelos próximos 30 anos.

Ao todo, quatro empresas participaram do leilão: BTG Pactual Infraestrutura, Nova BR-040 e CCR, mas o preço oferecido pela empresa francesa foi menor, o que a fez vencer o certame.

Rota dos Cristais

O trecho leiloado é considerado estratégico por ser uma das principais ligações com a região Centro-Oeste do país. A concessão possui uma extensão de 594,8 km. A previsão é de que, ao longo das próximas três décadas, os investimentos previstos alcancem R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais ao longo do período de concessão.

Veja as melhorias previstas no projeto:

  • Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário;
  • Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais;
  • Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna;
  • Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.

O projeto da Rota dos Cristais também prevê a criação de 91,1 mil empregos, diretos, indiretos e efeito-renda, ao longo da concessão, além de um significativo incremento na economia das cidades ao longo da rodovia.

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Desistência da Via 040

Em 2014, o governo federal concedeu a BR-040, em toda sua extensão de Juiz de Fora até a divisa de Minas com Goiás. A Via 040, empresa da Invepar, assumiu o trecho e passou a administrar a rodovia.

No entanto, em 2017, alegando redução do tráfego e dificuldades em conseguir as licenças ambientais para as obras previstas no contrato, a concessionária informou ao governo a intenção de devolver o trecho para a administração pública.

A empresa não fez as duplicações previstas em contrato: menos de 14% do total previsto foi duplicado. O processo de relicitação se arrastou por vários anos e chegou a parar na Justiça.

Em 2022, o governo federal anunciou que iria dividir o trecho que passar por Minas Gerais em duas partes: de Juiz de Fora até BH e de BH até Cristalina, em Goiás. Foi uma estratégia para tornar os trechos mais atrativos ao setor privado.


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Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.