Ouvindo...

STF forma maioria para rejeitar recurso de Janones em ação de injúria contra Bolsonaro

Deputado mineiro é réu por ter chamado ex-presidente de ‘assassino’, ‘ladrão de joias’ e ‘miliciano’

O deputado federal André Janones e o ex-presidente Jair Bolsonaro

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (19), para rejeitar um recurso do deputado federal André Janones (Avante-MG) contra a decisão que o tornou réu por injúria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Corte recebeu a queixa-crime contra o parlamentar mineiro em junho.

Em abril de 2023, Janones publicou em redes sociais que Bolsonaro era um “assassino”, responsável por mortes durante a pandemia de Covid-19, e que teria sido “inspiração” para o autor de um massacre em uma escola de Blumenau (SC). Janones também chamou o ex-presidente de “ladrão de joias” e “miliciano”.

Leia também

Relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia votou pela rejeição do apelo de Janones. Ela já foi acompanhada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Dias Toffoli. Com os seis votos, o STF forma maioria (são 11 ministros).

A análise acontece no plenário virtual do STF e deve se estender até esta sexta-feira (20), caso não haja pedido de vista de outro ministro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.