A apresentadora Xuxa Meneghel foi ausência sentida na cerimônia de entrega da medalha de mérito Oswaldo Cruz. O evento aconteceu nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula (PT).
Neste ano, o tema da medalha foi vacinação. Além de Xuxa, outros agraciados foram a empresária Luiza Trajano (do grupo Magazine Luiza), a ex-ginasta Daiane dos Santos e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
Tanto Xuxa quanto Daiane dos Santos são embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, do Ministério da Saúde, e protagonizaram campanhas de imunização na mídia. Já a empresária Luiza Trajano é líder do Grupo Mulheres do Brasil, que encabeçou uma campanha de vacinação contra a covid-19 durante o período mais crítico da pandemia, em 2021.
Entre os homenageados também estão o biólogo e youtuber Atila Iamarino e o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
A medalha, criada em 1970, é destinada a pessoas ou instituições que contribuíram de forma notável e relevante com a saúde e o bem-estar da sociedade brasileira no campo da saúde.
Dentre as instituições, receberão a medalha a Associação Brasileira de Enfermagem, a Agência de Notícias das Favelas, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), entre outras.