Durante o período de Eleições, é comum vermos em jornais e sites de notícias os resultados das pesquisas eleitorais. É através delas que conseguimos ter um panorama da corrida eleitoral e os candidatos conseguem traçar estratégias para a campanha.
Ao mesmo tempo, as pesquisas eleitorais geram diversas dúvidas sobre a forma como são elaboradas, feitas e reproduzidas.
Pensando nisso, a Itatiaia respondeu as perguntas mais frequentes.
O que é uma pesquisa eleitoral?
Pesquisa eleitoral é uma ferramenta estatística que mede a intenção de voto da população em um determinado período e utilizando de uma determinada ‘amostragem’. O objetivo da pesquisa eleitoral é transformar em dados a opinião dos eleitores, bem como perceber as mudanças ao longo do tempo.
Como funciona uma pesquisa eleitoral?
Para que a pesquisa seja feita, os especialistas selecionam um grupo de pessoas com características semelhantes às do conjunto total de eleitores, considerando fatores como idade, gênero, região e nível de renda. Essa pluralidade faz a parte da “amostra” e é fundamental para que os resultados sejam confiáveis.
Como a pesquisa eleitoral é realizada?
Os dados podem ser coletados de diversas formas, como:
- Entrevistas presenciais
- Entrevistas telefônicas
- Pesquisas online
- Entrevistas por cartas
Há duas formas de pesquisa
Pesquisa Espontânea
As perguntas são feitas para instigar o entrevistado. Por exemplo, para saber a intenção de voto do eleitor, pergunta-se em quem ele pretende votar sem que nomes sejam mencionados.
Pesquisa Estimulada
O entrevistado escolher através das opções que são apresentadas. No caso dos candidatos, mostra-se uma lista de todos os candidatos concorrentes.
- Pesquisa Itatiaia/Doxa: Mauro Tramonte lidera corrida pela PBH e cinco candidatos brigam pela segunda vaga
- Mais de 60% dos eleitores de BH ainda não definiram seu candidato a prefeito, mostra pesquisa Itatiaia/Doxa
O que é margem de erro?
A margem de erro é a variação possível dos resultados. Ou seja, se a margem de erro é de 2%, e um candidato tem 20% das intenções de voto, isso significa que o apoio real pode estar entre 18% e 22%.
Pesquisa eleitoral é confiável?
As pesquisas eleitorais sempre podem “errar”, pois representam uma amostragem e não um resultado definitivo. No entanto, a realização de uma pesquisa é feita com base em cálculos estatísticos e estudos científicos para que se atinja um resultado.
Dessa forma, é importante entender que diferentes institutos possuem diferentes formas de realizar suas pesquisas, mas levam como base a ciência estatística.