Foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) o projeto de lei 857/2024 que altera o Plano Diretor da capital.
Dentre as principais alterações propostas está a flexibilização das regras para atividades não comerciais em trechos de vias em áreas situadas nas Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs) como Belvedere, Pampulha e Santa Tereza. Além disso, o projeto pretende ampliar a lista de atividades econômicas permitidas no município.
Várias requerimentos foram apresentadas pelo vereador Pedro Patrus (PT), mas o texto foi aprovado com 37 votos favoráveis e apenas dois contrários. A sessão aconteceu nesta quinta-feira (5).
Santa Tereza
Durante o plenário na CMHB, um dos tópicos de destaque foi o bairro Santa Tereza, na região leste de BH. No PL, ficam admitidos algumas atividades econômicas, como o funcionamento grandes atacadistas do setor alimentício (supermercados), o que foi duramente criticado pelos dois vereadores do Partido dos Trabalhadores, Pedro Patrus e Bruno Pedralva.
ADE Santa Tereza
Além disso, o projeto propõe a flexibilização de outras atividades como casas de jogos de bilhar e sinucas e comércio atacadista de produtos agrícolas.