Ouvindo...

Projeto de lei que altera Plano Diretor de BH avança na Câmara Municipal

O PL pretende flexibilizar as atividades comerciais em bairros como Lagoinha e Santa Tereza

PL ainda será votada em segundo turno na CMBH

Foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) o projeto de lei 857/2024 que altera o Plano Diretor da capital.

Dentre as principais alterações propostas está a flexibilização das regras para atividades não comerciais em trechos de vias em áreas situadas nas Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs) como Belvedere, Pampulha e Santa Tereza. Além disso, o projeto pretende ampliar a lista de atividades econômicas permitidas no município.

Várias requerimentos foram apresentadas pelo vereador Pedro Patrus (PT), mas o texto foi aprovado com 37 votos favoráveis e apenas dois contrários. A sessão aconteceu nesta quinta-feira (5).

Santa Tereza

Durante o plenário na CMHB, um dos tópicos de destaque foi o bairro Santa Tereza, na região leste de BH. No PL, ficam admitidos algumas atividades econômicas, como o funcionamento grandes atacadistas do setor alimentício (supermercados), o que foi duramente criticado pelos dois vereadores do Partido dos Trabalhadores, Pedro Patrus e Bruno Pedralva.

ADE Santa Tereza

Além disso, o projeto propõe a flexibilização de outras atividades como casas de jogos de bilhar e sinucas e comércio atacadista de produtos agrícolas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.