Ouvindo...

Caso Moraes: Bolsonaro diz que possibilidade de impeachment de ministro do STF é ‘humilhante’

Em entrevista, Bolsonaro pediu, sem mencionar diretamente Moraes, que o ministro “abaixe um pouco a guarda e retire esse coração de maldade”

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (4) que cassar um magistrado da Suprema Corte “não é bom” e que é “humilhante falar em impeachment” de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista ao canal AuriVerde Brasil, Bolsonaro pediu, sem mencionar diretamente Alexandre de Moraes, que o ministro “abaixe um pouco a guarda e retire esse coração de maldade”.

“Peço a Deus que toque o coração dos 11 ministros e os 11 ministros busquem uma alternativa entre vocês. É humilhante falar em impeachment, eu sei disso. Cassar um ministro não é bom. Agora, esse ministro, por favor, abaixe um pouquinho a guarda, tire esse coração de maldade da tua frente”, disse Bolsonaro.

O movimento a favor da cassação de Moraes pela deposição se intensificou após o vazamento de conversas de assessores de Moraes apontando uso irregular da estrutura da Justiça Eleitoral e ganhou força nos últimos dias após a ordem de bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil (veja mais abaixo).

Leia também

O CASO MORAES

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes ordenou, por meio de mensagens e de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões dele mesmo contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito das “fake news”, que corre no Supremo Tribunal Federal.

A publicação teve acesso a 6 gigabytes de conversas via WhatsApp que mostram como o setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral teria sido usado como uma espécie de braço investigativo para Alexandre de Moraes. O ministro, vale lembrar, foi um dos integrantes do TSE entre 2020 e 2024, sendo presidente da Corte nos últimos dois anos.

BLOQUEIO DO X

O magistrado também determinou o bloqueio da rede social no Brasil após Elon Musk não cumprir pagamento de multas impostas pela Corte.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.