Ouvindo...

Após bloqueio de contas da Starlink, Musk diz que investir no Brasil é ‘insanidade’

Bilionário tem reiterado críticas e ataques ao governo Lula e ao ministro Alexandre de Moraes desde que a rede social X foi bloqueada no país por determinação do STF

Elon Musk segue criticando a decisão do ministro Aelxandre de Moraes após suspensão da rede social X no Brasil

Em meio ao impasse envolvendo a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, o bilionário Elon Musk - dono da rede social - segue publicando ataques e críticas direcionados ao governo Lula e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Uma das críticas recentes diz respeito ao bloqueio financeiro das contas da Starlink no país, outra empresa de propriedade do empresário sul-africano.

O comentário de Musk foi feito em uma publicação de outro bilionário, Bill Ackman, que apontou uma possível ‘fuga’ de investimentos no país após a decisão do ministro Moraes que bloqueou as contas da Starlink. Segundo Musk, investir no Brasil, sob a atual administração, seria uma ‘insanidade’. O empresário, que é declaradamente um entusiasta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também alegou que está ‘esperançoso’ de que a situação mude a partir do momento que o Brasil tenha uma nova liderança.

O acesso ao X no Brasil está suspenso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, desde a última sexta-feira (30). No momento, as publicações na rede social podem ser acessadas por pessoas de fora do país ou através de programas de VPN - tecnologia permite mascarar o local de acesso do usuário a internet. O uso desse método, no entanto, está vedado por determinação de Moraes, que estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para quem violar as regras impostas pelo STF.

A crítica de Musk com relação aos investimentos e a segurança jurídica no país tem como pivô o bloqueio determinado por Moraes nas contas da Starlink - empresa que atua no ramo de internet via satélite.

Leia também

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que a medida serve para garantir o pagamento de R$ 18,35 milhões em multas aplicadas até agora ao X. Apesar de não serem parte do mesmo grupo, as duas empresas são do bilionário Elon Musk.

Ontem, em um evento em São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) também criticou a decisão de Moraes, apontando que a medida traz insegurança jurídica para quem investe no país.

“A gente geralmente tem a máxima de que decisão judicial a gente não comenta, a gente cumpre e contesta. Mas o que mais me preocupou ontem é a gente ter a obrigação de saber separar pessoa jurídica A de pessoa jurídica B”, disse Lira durante palestra promovida pela XP, em São Paulo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio