O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13) para cobrar ações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes
“O STF precisa tomar decisões contra o ministro Alexandre de Moraes, e serem homens corajosos, retos de caráter, porque é isso que o Brasil precisa. Alexandre de Moraes, seu covarde, pede para sair dessa cadeira”, disparou Nikolas.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, as ordens de Moraes teriam sido dadas, de forma informal, por meio de troca de mensagens no aplicativo Whatsapp, entre agosto de 2022 e maio de 2023, período em que o ministro era o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme a reportagem, Moraes teria utilizado a estrutura da Justiça Eleitoral para produzir provas, no inquérito das Fakenews, do qual ele é relator no STF, contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Não me espanta que a esquerda esteja calada. Dou um aviso: os amantes dos ditadores logo mais serão vítimas deles”, advertiu Nikolas.
O parlamentar mineiro defendeu que Moraes seja impedido de julgar ações no STF contra pessoas de direita, incluindo os presos por participação nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.
“O ministro Alexandre de Moraes, a partir de hoje, mais do que nunca, precisa se tornar suspeito em qualquer processo que envolva pessoas de direita, bolsonaristas, do dia 8 de janeiro em relação a anistia. Afinal de contas, já se demonstrou que ele fazia os relatórios”, defendeu Nikolas. E completou: “Em qualquer país com uma democracia sólida, o ministro Alexandre de Moraes renunciaria por vergonha ou, então, sofreria impeachment do Congresso Nacional”.