Ouvindo...

Maioria do STF torna ré mulher acusada de escrever ‘Perdeu, mané' na estátua da Justiça

Débora Rodrigues está presa desde março do ano passado, quando foi alvo da oitava fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF)

Débora Rodrigues dos Santos escreveu a frase “perdeu, mané" na estátua da Justiça durante o 8 de janeiro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (6) para tornar ré Débora Rodrigues dos Santos, mulher acusada de escrever a frase “Perdeu, mané" na estátua da Justiça durante os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Débora está presa desde março do ano passado, quando foi alvo da oitava fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar quem participou e financiou os atos.

Três dos cinco ministros da Corte votaram pelo recebimento da denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a acusada. Além do relator, Alexandre de Moraes, os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia também se manifestaram no mesmo sentido.

Leia também

O julgamento ocorre no plenário virtual e será encerrado na sexta-feira (9). Faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin.

O caso

A frase “Perdeu, mané" foi dita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022, após ser criticado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro durante um evento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.