A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Fortaleza neste final de semana promete acirrar a briga entre PT e o PDT - aliados históricos na região mas que romperam relações nas eleições deste ano.
Nesta sexta-feira (02), o presidente divide o palco com lideranças locais em uma série de anúncios de investimentos para o estado. Já no sábado, está prevista a participação de Lula na convenção do PT que vai formalizar a candidatura de Evandro Leitão (PT).
O candidato petista vai disputar a prefeitura da cidade contra José Sarto (PDT), atual prefeito da capital cearense e antigo aliado do PT. No palco, além da presença confirmada do presidente, também estarão o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e o ministro da educação, o cearense Camilo Santana. A divisão entre PT e PDT no Ceará também opôs os irmãos Cid e Ciro Gomes, que se dividiram no apoio aos candidatos.
A participação de Lula na convenção em Fortaleza é considerada uma exceção, já que o presidente tem evitado subir em palcos de aliados em eventos de pré-campanha. Até o momento, Lula esteve no lançamento da candidatura de Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo, e de Luiz Fernando Teixeira (PT), em São Bernardo do Campo.
Embora a briga entre as duas legendas tenha ganhado destaque, nem Sarto, nem Evandro Leitão lideram as pesquisas de intenção de votos em Fortaleza. Segundo o último levantamento do Datafolha, do fim de junho, Capitão Wagner (União Brasil) aparece na liderança, com 33% das intenções de voto.
Sarto aparece na sequência, com 16%. Em terceiro, está André Fernandes (PL), com 12%. Evandro Leitão surge apenas na quarta colocação, com 9%.