Ala do PL quer filiar Cleitinho visando palanque forte para Flávio em Minas

Oficialmente, a legenda não discutiu a possibilidade, mas filiados e interlocutores defendem que o senador seja trazido à sigla de Jair Bolsonaro para as eleições deste ano

Senador Cleitinho Azevedo é tido como pré-candidato ao Palácio Tiradentes

Parte do PL, de Jair Bolsonaro, trabalha para filiar o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) com vistas à eleição deste ano. Preferido nas pesquisas, o parlamentar mineiro é tido como pré-candidato ao governo de Minas Gerais, mas ainda não cravou que se lançará ao Palácio Tiradentes.

O partido está dividido entre um possível apoio ao vice-governador Mateus Simões (PSD), que tem mantido proximidade com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) em várias agendas conjuntas no último mês, e o senador, que é um nome defendido por uma ala que rejeita o nome do pessedista.

Leia também

A avaliação deste grupo é que Simões não seria o candidato ideal para ser apoiado no estado devido ao provável apoio ao governador Romeu Zema (Novo) em sua empreitada ao Palácio do Planalto. O objetivo, segundo interlocutores, é garantir um palanque forte para Flávio Bolsonaro (PL) em Minas Gerais.

Outro cálculo feito é em relação aos levantamentos de opinião eleitoral. Enquanto Cleitinho lidera na maioria das pesquisas, Simões está estagnado e não parece ter empolgado o eleitor, ainda margeando o primeiro dígito nas intenções de voto.

“Cleitinho está indo muito bem e ele é muito bem-visto aos olhos do Flávio. Se Mateus Simões não conseguir performance nos próximos dois meses, nós vamos caminhar com Cleitinho, inclusive com a possibilidade de ele vir para o PL”, declarou uma fonte, em reservas.

Oficialmente, segundo o presidente de honra do PL em Minas Gerais, Zé Santana, ainda não foi discutido internamente uma possível filiação ou um convite a Cleitinho. A coluna procurou o senador, que ainda não respondeu aos questionamentos. O espaço continua aberto.

A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...