Ouvindo...

PL deixa coligação que apoiava candidato do MDB em Gouveia-MG após descobrir que PT fazia parte

Após confirmar coligação que unia os dois partidos, direção estadual do Partido Liberal recomenda saída, que será oficializada em nova convenção

A pequena cidade de Gouveia, no Vale do Jequitinhonha, de pouco mais de 11 mil habitantes, quase viveu uma situação inusitada nas eleições de 2024. A convenção do MDB na cidade que confirmou o nome de Alberis como pré-candidato à Prefeitura chegou a anunciar uma coligação que unia, entre outros partidos, PT e PL, principais adversários políticos atualmente no Brasil.

A coligação “Coragem para enfrentar novos desafios” era formada por REPUBLICANOS, PP, MDB, UNIÃO, PSD, AVANTE, Federação “Brasil da Esperança” (PT, PC do B e PV), além do PL. No entanto, ao descobrir que estava se unindo com legendas de esquerda, o presidente estadual do Partido Liberal, Domingos Sávio, afirmou que recomendaria à direção municipal da legenda a saída da coligação.

“Não há união entre PT e PL. Somos oposição ao governo do presidente Lula, não apenas em Brasília. Estou recomendando a todas as comissões provisórias do partido, a todas as direções municipais, e não permitimos coligação com PT, PCd o B e PV. Portanto, ou o PT sai ou sai o PL, porque somos oposição onde o PT estiver. Não discuto o mérito do candidato em questão, mas nós do PL não andamos ao lado do PT porque discordamos de princípios. Não faz sentido caminhar junto com aquele que é meu adversário”, afirmou, em contato com a Itatiaia.

O deputado federal ainda disse que, em cidades menores, é comum acontecer de um político ser bem avaliado pelos partidos sem a devida atenção ao direcionamento ideológico. “Isso tem acontecido porque temos realidades locais onde o prefeito é bem quisto e tem relações pessoais, isso é comum no interior. Aí fica uma coisa quase que no campo pessoal. Acho que o diálogo e o respeito devem prevalecer independente das siglas partidárias. Mas a aliança de partidos que são opostos desrespeita o próprio eleitor. Já determinei que nossa assessoria se comunique com a direção municipal dizendo que a estadual não apoia a coligação”, afirmou.

Leia também

Saída do PL será confirmada em convenção

A reportagem da Itatiaia também fez contato com Alberis. Em nota, a equipe do pré-candidato confirmou que o PL foi incluído na chapa em desconformidade com as diretrizes estabelecidas pelos diretórios Nacional e Estadual da legenda em Minas Gerais, e anunciou a realização de uma nova convenção, nesta quarta-feira (24). “Esclarecemos que, em cumprimento às diretrizes partidárias do PL, será realizada, na data de 24/07/2024 às 15hs, convenção partidária retificadora, na qual se deliberará a exclusão do PL da Coligação”. O pré-candidato não se manifestou sobre o tema.

Procuramos também o presidente estadual do PT em Minas Gerais, o deputado Cristiano Silveira, mas ele não retornou os contatos da reportagem.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pt Pl
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Leia mais