Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

MP reúne prefeituras de BH e Nova Lima para discutir obra no Viaduto da Ferradura

A primeira de quatro obras anunciadas pelas prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima, pretende aliviar o trânsito na região do Belvedere

Nesta quarta-feira (10), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), realizou uma reunião com representantes da prefeitura de Belo Horizonte e com o prefeito de Nova Lima para decidir sobre a construção do Viaduto da Ferradura nas proximidades do BH Shopping.

O Viaduto da Ferradura irá fazer a ligação entre a MG-030 à BR-356 e tem o investimento de cerca de R$250 milhões.

Segundo o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), o projeto vai ser adequado à área de desafetação da Estação Ecológica do Cercadinho, unidade de conservação no limite entre os dois municípios. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) chegou a barrar o início das obras em junho deste ano, alegando que o projeto invadia área de preservação ambiental.

Leia também

O superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, afirmou que o motivo do entrave era um pilar, que será mudado de lugar na construção do viaduto para atender às especificidades do IEF.

O promotor de Justiça Lucas Pardini, coordenador Regional do Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e da Habitação e Urbanismo (Caoma), que também participou da reunião, destacou que a solução encontrada atende às regras de proteção ambiental e que “não se trará nenhum prejuízo ecológico à unidade de conservação”.

Até o momento, não há uma nova data para o começo das obras.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.