Ouvindo...

Bella Gonçalves oficializa desistência à PBH e será coordenadora de Rogério Correia

Cinco partidos fecharam aliança para apoiar deputado federal nas eleições

Rogério Correia (PT) e Bella Gonçalves (PSOL) anunciam aliança para campanha à PBH

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) anunciou oficialmente na manhã desta quinta-feira (11) a desistência da pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. Em coletiva, a parlamentar informou ainda que será a coordenadora de campanha do deputado federal Rogério Correia (PT). Ao lado do petista, a deputada afirmou que cinco partidos fecharam uma coalizão para o pleito: PT, PC do B, PV, Rede e Psol. Segundo Bella, a parceria entre as legendas surge para enfrentar o que a deputada chama de extrema-direita nas eleições municipais.

“Então a gente tinha uma grande missão de resgatar esse brilho para enfrentar a política do ‘menos pior’, aquele voto que a gente dá sem convicção na urna, mas enfrentar também a extrema-direita. Entendemos que a unidade do campo progressista era fundamental para que esse processo caminhasse para uma vitória eleitoral neste ano. E foi a nossa federação que deu esse primeiro passo para a unidade lá em Brasília com o presidente Lula em uma reunião em que ficou acertada a unidade das nossas duas federações. Essa é uma atitude que movimentou todo o campo político que parecia estar atravancado entre as pré-candidaturas. Depois disso, o campo começou a se movimentar e o presidente Lula também deixou bastante evidente de que o candidato esse ano do campo progressista é o deputado Rogério Correia”, declarou.

Para a deputada, a ação ajuda a alavancar uma candidatura da esquerda para o segundo turno das eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. “Isso é histórico. É a primeira vez que o PSOL deixa de lançar uma candidatura própria para construir uma unidade do campo progressista junto com o presidente Lula. Isso, eu espero, já gera uma unidade de cinco partidos. Duas chapas potentes de vereadoras e vereadores. Se a gente conseguir trazer para essa unidade o povo de Belo Horizonte, mais forças progressistas, nós estaremos em segundo turno”, disse.

Já o deputado Rogério Correia afirma que a parceria com Bella Gonçalves atende a um pedido feito pelo presidente Lula, informação que já havia sido antecipada pela Itatiaia. “Isso é um reforço de peso, um reforço em temas essenciais que o PSOL acumula, a Rede também, que vai fazer com que o nosso programa seja ainda mais fortalecido. Temas, por exemplo, das mulheres, do meio ambiente, da diversidade, da educação, da saúde. São temas que estes partidos têm mostrado estar muito coesos e juntos. Então dá um sentido de unidade e de possibilidade de vitória ainda maior. É um reforço daquilo que o presidente Lula nos pediu. Que a gente unificasse este campo, fosse para o segundo turno e ganhasse as eleições”, declarou.

Leia também

Vice da chapa

O nome do vice na chapa encabeçada por Rogério Correia ainda não foi definido. O deputado federal afirma que a tendência é que seja uma mulher, e a coordenadora da pré-campanha, Bella Gonçalves, surge como alternativa. “Nós temos tanta gente boa para colocar de vice que é um problema nosso, tanta gente boa. Com a Bella aqui, com certeza, uma possibilidade ótima para a gente. Tem uma própria Duda (Salabert, deputada federal pelo PDT). Temos muita gente boa para discutir. Mas, com certeza, sendo uma mulher, o formato melhora a nossa chapa. Vamos tentar buscar isso entre os partidos”, afirmou.

Bella Gonçalves, por sua vez, afirma que o projeto inicial era lançar-se como candidata, no entanto, pode avaliar um eventual convite. “Do ponto de vista pessoal, eu tinha me disposto a ser prefeita de Belo Horizonte. Eu nunca lancei minha pré-candidatura pensando em ser vice porque compreendo que exerço um mandato muito importante hoje na Assembleia Legislativa e o Estado de Minas Gerais precisa dessa nossa representatividade. Mas eu acho que esse é um debate que nós vamos ter que fazer também colocando em tela o amor que a gente tem a Belo Horizonte. Então, não é uma coisa descartada, mas do meu coração, hoje o meu desejo era ajudar a eleger o companheiro Rogério e seguir firme aqui na Assembleia fazendo os enfrentamentos necessários”.

O nome do atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), é considerado apenas para o segundo turno. “O prefeito já se colocou como pré-candidato e futuro candidato. Então não há essa possibilidade de aliança nesse momento com ele. Mas esperamos que ele nos apoie no segundo turno”, declarou Bella.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.