Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, os pré-candidatos do PT e PSOL fecharam um acordo para se aliarem na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte.
Até aqui, os dois partidos têm pré-candidatos próprios: a deputada estadual, Bella Gonçalves (PSOL) e o deputado federal, Rogério Correia (PT).
Agora, os partidos vão fazer o que eles estão chamando “de unir esforços para derrotar a extrema direita em Belo Horizonte”.
A decisão foi tomada em uma reunião que contou com a presença do presidente Lula, os deputados Bella Gonçalves e Rogério Correia, além das Presidente do PT, Gleisi Hoffmann e Presidente do PSOL, Paula Coradi.
Em conversa com a Itatiaia, interlocutores disseram que os partidos ainda não definiram quem será o cabeça de chapa.
Isso também vai impactar diretamente na pré-candidatura da deputada Ana Paula Siqueira, que é da Rede Sustentabilidade, legenda que tem federação com o PSOL. À reportagem, ela disse ter ficado de fora das conversas para a formação de uma “frente de esquerda” e disse que irá manter as atividades de pré-campanha.
Em entrevista à Itatiaia, deputada Bella Gonçalves (PSOL), afirmou que o pedido de união partiu do Presidente Lula.
“Nós tivemos uma reunião que apontou para essa aliança, a partir de um pedido do presidente Lula. Minha candidatura não foi uma decisão individual, foi uma decisão do partido e da federação, então vamos fazer debates e diálogos. Mas é um primeiro gesto de que o caminho para a vitória do campo progressista em BH é a busca pela unidade. Eu e Rogério já estamos dispostos a construir essa unidade e queremos chamar outros parceiros, em especial a deputada federal Duda, para construir essa unidade”, afirmou Bella.
A parlamentar avaliou que o campo da esquerda precisa dessa união para impedir que uma candidatura de direita vença a eleição na capital mineira.
“Lula é a maior liderança viva da América Latina, responsável por colocar em curso a unidade democrática que retirou o Brasil da destruição completa. Precisamos da sabedoria dele em Belo Horizonte”, complementou a deputada do PSOL.
O deputado Rogério Correia comemorou o acordo. “Vamos construir uma BH melhor, que seja mais justa, popular e democrática”, disse Correia após a reunião.