Ouvindo...

Times

Secretaria de Obras de Santa Luzia é alvo de operação do MPMG contra fraude em licitação

Chefe da pasta foi afastado do cargo por determinação judicial; investigações apontam para enriquecimento ilícito

O Ministério Público de Minas Gerais deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a operação Tudo Nosso contra um esquema de fraudes em licitações na Secretaria Municipal de Obras de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na ação conjunta entre MPMG, Polícia Militar e Polícia Civil. Os alvos foram o secretário municipal de obras da cidade, a esposa dele, além de dois fiscais municipais de obras e empresários. O secretário e um dos fiscais envolvidos ainda foram afastados do cargo por uma decisão da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Santa Luzia.

Os mandados foram cumpridos na casa dos investigados. Onze deles estão na região metropolitana de Belo Horizonte, um na cidade de João Pinheiro, na região Noroeste de Minas Gerais, e outro em Goiânia-GO.

São investigados os crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público, as apurações sobre os crimes começaram a partir de indícios de enriquecimento ilícito do secretário municipal de obras, “que apresentava evolução patrimonial incompatível com o cargo que ocupa”.

As fraudes foram comprovadas através da quebra de sigilo telefônico, solicitações de relatórios de inteligência financeira a órgãos de controle, além de investigações cibernéticas.

Estão envolvidos na operação a 6ª promotoria de Justiça de Santa Luzia, os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP) e de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), além do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber).

Leia também

O que diz a prefeitura:

A Prefeitura de Santa Luzia confirmou, no início da noite desta quarta-feira (10), a exoneração do secretário de Obras, Bruno Marcio Moreira Almeida, e do coordenador de Infraestrutura Viária de Santa Luzia, Edson Espíndola Xavier


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae
Leia mais