Ouvindo...

Lula mantém acordo com Congresso e sanciona taxa das ‘blusinhas’, que começa a valer em 1º de agosto

Presidente assinou o projeto do Mover e manteve o ‘jabuti’ inserido na Câmara dos Deputados e que prevê a cobrança de 20% sobre compras de até 50 dólares

Lula sanciona taxação das ‘blusinhas’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que inclui a taxação das compras internacionais em sites como Shoppe, AliExpress e Shein. O ato ocorreu nesta quinta-feira (27), durante reunião do Conselhão, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo o ministro da Fazenda, Fenando Haddad, taxação passa a valer em 1º de agosto. Ministério estuda isentar medicamentos.

Apesar da posição contrária ao projeto, como já dito em diversas ocasiões, o presidente Lula foi orientado por seus interlocutores a manter o acordo firmado no Congresso Nacional para a aprovação da matéria.

Leia também

Atualmente, as compras do exterior feitas em sites como Shoppe, Shein e Aliexpress são taxadas apenas pelo Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual e tem uma alíquota de 17%. Com a sanção presidencial, essas compras passam a ser taxadas por imposto federal, de 20%, acrescido do ICMS.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio