Ouvindo...

Times

Lula conversa com Putin sobre a guerra na Ucrânia

O presidente conversou por telefone, nesta segunda-feira (10), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre diversos assuntos, incluindo a tragédia climática no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma mensagem de solidariedade do presidente da Rússia, Vladimir Putin, por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul. Na ligação, Putin expressou solidariedade com as vítimas das enchentes nos municípios gaúchos.

Os dois presidentes discutiram, em conversa por telefone, nesta segunda-feira (10), a cooperação econômica bilateral e a governança multilateral. Putin destacou que a ex-presidente da República e atual presidente do Banco dos BRICS, Dilma Rousseff, participou do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Lula defendeu as negociações de paz para acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já dura mais de 2 anos. O presidente também reforçou a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, reunião que irá ocorrer em novembro deste ano, no Rio de Janeiro.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), ao defender mudanças de governança global, Lula quer que a reforma reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos.

Leia também

Os presidentes também discutiram a recém-concluída viagem do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, à China para participar da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais