O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu a queda da taxa de juros do país para atrair novos investimentos estrangeiros. O discurso foi feito neste sábado (8), em debate no Fórum Esfera, que acontece em São Paulo.
“Fortalecer o investimento público não é uma vontade do presidente Lula, é uma necessidade inexorável do país. Mas isso precisa vir acompanhado da queda da taxa de juros, do fortalecimento do ambiente econômico, para a gente ampliar a capacidade de atrair o capital privado”, afirmou o ministro dos Transportes.
Renan Filho enfatizou que é preciso buscar meios de cortar gastos para que o país cumpra o novo Marco Fiscal, o que, na avaliação do ministro, irá ampliar o crescimento econômico do país. “Se soltar as amarras da economia, ela dispara. É isso que irá acontecer quando a gente cumprir as metas do novo arcabouço fiscal”, projetou.
O ministro criticou o antigo modelo, e afirmou que o teto de gastos, implementado na gestão do presidente Michel Temer (MDB), reduziu os investimentos públicos drasticamente. “O teto de gastos, do governo anterior, transformou o Brasil no país que menos investe seus próprios recursos do mundo. O Uruguai, no ano de 2022, investiu US$ 1 bilhão em infraestrutura. Enquanto o Brasil, sob a égide do teto de gastos, investiu US$ 1,4 bilhão no Ministério da Infraestrutura”, comparou.