O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram na quarta-feira (29) uma campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos, os chamados “vapes”. A venda dos cigarros eletrônicos é proibida no Brasil desde 2009.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e informações enganosas da indústria do tabaco são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce”, afirmou a pasta em nota.
Dados apresentados pelo ministério mostram que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida. O mote da campanha é o Dia Mundial Sem Tabaco 2024, lembrado nesta sexta-feira (31) e que, este ano, tem como tema Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.
“Por meio de linguagem jovem, a campanha visa a promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor”, diz a pasta.
Com informações da Agência Brasil*