Hospital Regional de Divinópolis será doado à Universidade Federal de São João Del-Rei após reforma

Parceria com o governo federal foi firmada nesta terça-feira (21), conforme anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo), em Brasília

Obras no Hospital Regional de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, começaram em 2016 e só foram retomadas em 2023

O governo de Minas Gerais firmou nesta terça-feira (21) uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) para a administração do Hospital Regional de Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, que passa por reformas bancadas pelo executivo estadual. O acordo prevê que o governo de Minas conclua a reforma e doe o hospital à Universidade Federal de São João Del-Rei.

O acordo foi confirmado pelo governador Romeu Zema (Novo), em entrevista exclusiva à Itatiaia em Brasília.

“Esse hospital, originalmente, seria tocado por uma instituição filantrópica. E nós, durante as conversas com o Ministério da Educação, sabíamos de que eles teriam interesse em criar um hospital universitário para a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), que tem curso de medicina naquela cidade”, explicou o governador.

A construção do Hospital Regional estava paralisada desde 2016 e foi retomada em 2023 com recurso de cerca R$ 40 milhões, s no acordo de reparação do desastre da Vale em Brumadinho. A edificação tem 16.761,80 m² de área construída em um terreno de 53.464 m² e foi projetada para atender casos de média e alta complexidade.

Leia também

De acordo com o governador, a parceria vai transformar o complexo em um hospital universitário que poderá ser aproveitado pelos cursos de medicina oferecidos pela UFSJ.

“O estado vai concluir, conforme previsto, o hospital regional de Divinópolis, totalmente montado, a estrutura física, com equipamentos, e assim que estiver tudo concluído ele será doado a unidade federal de São João Del-Rei que irá fazer a operação, e a cidade de Divinópolis e toda a região vão ganhar muito com essa opção porque esse hospital, além de oferecer todos os serviços, ainda vai formar profissionais da saúde”, concluiu.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a previsão é que a unidade esteja funcionando em até dois anos.

“Previsão nossa de 18 meses a 24 meses do hospital aberto e gerido como um hospital universitário, que além de dar uma assistência, vai ser um hospital de mais de 220 leitos, mas também vai formar novos profissionais da saúde”, disse.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...