Ouvindo...

Chuvas no RS: Governo decide manter prova do ‘Enem dos Concursos’ marcada para este domingo (5)

A decisão foi tomada em reunião conjunta com ministros de Lula (PT) nesta quinta-feira (2) de noite. A dúvida em relação à data da prova surgiu devido às chuvas torrenciais que assolam mais de 100 municípios no RS

Inscrições foram encerradas nessa sexta-feira (9); cerca de 6,6 mil vagas são oferecidas pelo concurso

O governo federal decidiu manter a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país. O exame está marcado para este domingo (5). O anúncio foi feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A decisão foi tomada em reunião conjunta com ministros de Lula (PT) nesta quinta-feira (2) de noite. A dúvida em relação a data da prova surgiu devido às chuvas torrenciais que assolam mais de 100 municípios no Rio Grande do Sul. O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), pediu ao governo federal uma nova data para a realização do exame.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, informou o Ministério da Gestão e da Inovação.

Leia também

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na quarta-feira (1º) pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Choveu mais de 500 mm nos últimos dias, e o valor só aumenta. As regiões mais afetadas são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Mais de 500 mil pessoas estão sem água e há mais de 300 pontos sem luz.

‘Sala de Situação’

O Ministério de Minas e Energia instalou no início desta noite (2) uma “Sala de Situação” para tomar providências relacionadas às chuvas no RS. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação do grupo para que seja realizado o monitoramento da situação do Estado. Participaram da reunião:

  • Rui Costa (Casa Civil)
  • Paulo Pimenta (Secom)
  • Renan Filho (Transportes)
  • Waldez Góes (Desenvolvimento Regional)
  • Jader Barbalho (Cidades)
  • Esther Dweck (Gestão e Inovação)
  • Marina Silva (Meio Ambiente)
  • Almirante de Esquadra Aguiar Freire (Defesa)
  • Edegar Pretto (Abastecimento)
  • E representantes dos Ministérios da Saúde, MME, MDS, MDA, MCOM e PRF.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.