O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), indicou que o presidente Arthur Lira (PP-AL) deve colocar em pauta para votação, na próxima terça-feira (23), a proposta de lei que reduz a quantidade de atividades beneficiadas pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Guimarães afirmou, nesta sexta-feira (19), que a aprovação do projeto é prioridade para o governo na Câmara na próxima semana.
“Vamos nos concentrar na votação do Perse e em negociar a sessão do Congresso naquilo que é fundamental para nós”, declarou, no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os líderes Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) e Jaques Wagner (PT-BA) e os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil.
Guimarães acrescentou, ainda, que a base também se concentrará, nos próximos dias, na discussão dos projetos de lei complementares que regulamentam a reforma tributária. Essas propostas de autoria do Ministério da Fazenda chegarão ao Congresso Nacional nos próximos dias. “São as nossas duas prioridades no macro. A primeira é a apresentação do projeto de regulamentação da reforma tributária, que o Haddad [ministro da Fazenda] vai apresentar, e a outra é a questão do Perse”, pontuou.
Em relação à sessão do Congresso Nacional, marcada para analisar os vetos do presidente Lula na próxima quarta-feira (24), às 19h, Guimarães esclareceu que a articulação com base e oposição caberá ao líder do governo no Congresso, Randolfe. Ele declarou ainda que acredita na manutenção do veto de Lula à lei das saidinhas, apesar do forte movimento de opositores pela derrubada.