Faltando uma semana para o fim da janela partidária — período em que políticos podem trocar de partido sem serem punidos pela Justiça Eleitoral — sete vereadores trocaram de legenda na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com isso, a configuração do Legislativo municipal irá mudar, com a criação, a partir da próxima segunda-feira (1º), de duas bancadas independentes, uma do MDB e outra do Republicanos.
Com as mudanças, o MDB — partido ao qual o presidente da Casa, Gabriel Azevedo, se filiou recentemente — vai ganhar o reforço de mais quatro vereadores, totalizando cinco parlamentares já que Reinaldo Gomes Preto Sacolão deve deixar o partido. Já o Republicanos, vai ganhar mais três nomes - também somando cinco vereadores.
O presidente estadual do MDB, Newton Cardoso Jr. participou de um encontro que selou a “dança das cadeiras” na CMBH e vai filiar Cleiton Xavier, Henrique Braga, Loide Gonçalves e Sérgio Fernando Pinho Tavares, que deixarão o PMN, PSDB, Podemos e PL, respectivamente.
Já o Republicanos, que hoje conta com as figuras de Jorge Santos e Fernando Luiz, vai ganhar o reforço de Ciro Pereira, Irlan Melo e Ramon Bibiano da Casa Apoio. Os dois primeiros vão deixar o PRD e, o último, o PSD.