O estado de Minas Gerais concentra 64,8% do total de casos de chikungunya registrados no Brasil em 2024. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de janeiro a 22 de março, foram registrados em todo o país 37 mortes em decorrência da doença. Desse total, 24 vítimas eram mineiras.
E os números podem ser ainda maiores. Segundo o levantamento, 27 mortes em Minas Gerais estão em investigação. Análises preliminares apontam a presença de sintomas relacionados à doença. Minas Gerais registra neste ano 63.402 casos prováveis de chikungunya.
Em 2023, Minas Gerais registrou 45 mortes por chikungunya. Em todo o ano passado, foram 95.055 casos prováveis da doença.
A chikungunya é causada por um vírus transmitido aos humanos através da picada de mosquitos infectados, principalmente o Aedes aegypti — o mesmo que transmite a dengue e o zika vírus.
Entre os sintomas da chikungunya estão febre, dores articulares intensas, dor de cabeça, fadiga e erupções cutâneas. As dores nas articulações podem ser tão graves que dificultam os movimentos.
Minas Gerais vive um surto de casos de dengue em 2024. Também de acordo com o governo federal, 690.077 casos prováveis da doença no estado este ano. É o estado que lidera em todo o país. O Brasil ultrapassou a