O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou os novos ataques contra o atacante do Real Madrid Vinicius Júnior como “manifestações de barbárie racistas”. Em uma publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira (14), Lula afirmou que o atleta merece respeito e admiração pelo talento e competência.
“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, criticou Lula.
É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista. https://t.co/256GjgAYkz
— Lula (@LulaOficial) March 14, 2024
O Itamaraty também se manifestou contra o episódio racista contra Vinícius Júnior, registrado na quarta-feira (13), nos arredores do estádio Metropolitano, ao final de uma partida entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão, válida pela Liga dos Campeões da Europa. Um grupo foi flagrado chamando o jogador brasileiro de chimpanzé.
“Vinicius Júnior é um atleta exemplar, e não está sozinho na sua corajosa luta contra o racismo. O governo brasileiro reiterará às autoridades governamentais e esportivas espanholas sua preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta. E cobrará também providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram. Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos”, afirmou o Itamaraty.
Ainda em um comunicado, o governo brasileiro afirmou que o nosso futebol é fundado em uma matriz essencialmente multicultural e multirracial.
“Estabeleceu-se como instrumento de inclusão e ascensão de parcelas historicamente menos favorecidas de nossa sociedade. Permitiu que o mundo conhecesse a riqueza da diversidade brasileira”, destacou o Itamaraty. “O atleta Vinicius Júnior, do Real Madri e da Seleção brasileira, honra nossas melhores tradições esportivas, cuja maior expressão será sempre o melhor jogador da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, falecido em dezembro de 2022”, concluiu o Itamaraty, em nota.
Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. @ChampionsLeague 👍🏿 @UEFA 👍🏿 é uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente! https://t.co/IDHAkG9H6S
— Vini Jr. (@vinijr) March 14, 2024