Ouvindo...

‘Um mal-educado para presidir a educação’ diz Gleisi Hoffman sobre Nikolas Ferreira

Gleisi Hoffman classificou como “irresponsável” do PL na indicação de Nikolas para presidir a Comissão de Educação

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

A presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta quinta-feira que a indicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para a Comissão de Educação é uma atitude “irresponsável” do Partido Liberal. As críticas também se estenderam para a também deputada federal Carolina Toni (PL - MG), indicada pelo partido para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Eu acho que foi uma irresponsabilidade do PL indicar pessoas desse nível, como um mal-educado para presidir a Comissão de Educação [Nikolas Ferreira]. Isso depõe contra a Câmara, depõe contra o PL, depõe contra as instituições. Só tenho a lamentar, não tem como intervir”, afirmou a deputada.

Segundo Hoffmann, o presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira deveria ter mediado a situação. Por outro lado, Gleisi Hoffman ressaltou que “o governo não será prejudicado” uma vez que as tratativas relacionadas as pautas prioritárias não estão tramitando na Câmara.

“O presidente da Casa deveria ter tentado fazer isso [intervir], mas a Câmara vai pagar um preço. Não somos nós, não. É a Câmara como instituição que vai pagar”, afirmou.

Nikolas Ferreira foi eleito na última quarta-feira (6) com um placar de 22 votos favoráveis e 15 em branco. Deputados de oposição tentaram realizar uma manobra regimentar com objetivo de adiar a votação, mas sem sucesso.

A expectativa do governo para 2024 é a aprovação do projeto do Novo Ensino Médio no Congresso. O projeto foi enviado pelo governo no ano passado, mas segue aguardando acordo para a votação.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de Política Nacional e Internacional na rádio Itatiaia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Comunicação Governamental na PUC Minas. Sólida experiência no Legislativo e Executivo mineiro. Premiada na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Universidade de Campinas.