O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6). Ele recebeu 22 votos de um total de 37 (houve 15 votos em branco). Os ocupantes dos demais cargos (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos na próxima semana.
Nikolas Ferreira, que está em licença-paternidade, enviou um vídeo ao colegiado no qual agradeceu pelos votos e anunciou que pretende realizar audiências públicas, criar subcomissões e fiscalizar a educação no atual governo.
“Quero deixar aqui bem claro que nós vamos fazer uma comissão bastante plural no sentido de debate de ideias, com audiências públicas para ter também a presença da sociedade civil, que eu acredito ser muito importante”, disse.
Após a indicação de Nikolas pelo PL, membros da base governista tentaram convencer o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a postergar a formação das comissões. Não deu certo. A indicação do mineiro saiu conforme o planejado. O partido de Jair Bolsonaro representa a maior bancada de parlamentares na Câmara e detém prioridade na indicação para a Educação.
Outro imbróglio com aliados de Lula foi a indicação de Caroline de Toni (PL-SC) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, ela foi eleita com 49 votos, também nesta noite. Houve 9 votos em branco.
Outras comissões já definidas até agora:
- Comissão de Defesa do Consumidor: Fabio Schiochet (União Brasil-SC);
- Comissão de Desenvolvimento Econômico: Danilo Forte (União Brasil-CE);
- Comissão de Educação: Nikolas Ferreira (PL-MG);
- Comissão de Fiscalização Financeira e Controle: Zé Neto (PT-BA);
- Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional: José Rocha (União Brasil-BA);
- Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família: Pastor Eurico (PL-SP);
- Comissão de Saúde: Dr. Francisco (PT-PI);
- Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: Alberto Fraga (PL-DF);
- Comissão do Esporte: Antônio Carlos (PL-SP).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.