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Após cobrança do Ministério dos Transportes, Vale tenta negociar R$ 25,7 bi em contrato de ferrovia

Segundo o governo federal, na renvação antecipada de concessões, a mineradora fez um desconto indevido. A previsão é que haja resultado de um acordo nos próximos dias

Após cobrança do Ministério dos Transportes, Vale tenta negociar R$ 25,7 bilhões por concessão de ferrovia

Deve sair nos próximos dias o resultado da negociação entre o Ministério dos Transportes e Vale sobre um valor de R$ 25,7 bilhões relacionado a antecipação de concessões de ferrovias renovadas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O governo federal notificou a mineradora no dia 26 de janeiro e a Vale tinha um prazo de 15 dias para se manifestar. A cobrança foi feita com base em uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). A partir da interpretação de que empresa Malha Paulista da Rumo, com a qual a União fez um acordo em São Paulo pra antecipar concessão de ferrovias, descontou erroneamente os ativos não amortizados do valor da outorga, o governo quer a jurisprudência para pedir a correção de outros casos no Brasil.

Por esse motivo, o Ministério dos Transportes está cobrando o que foi abatido das outorgas pela Vale nas ferrovias em Carajás, Vitória-Minas e em Minas Gerais. O valor total é de R$ 25,7 bilhões. A mineradora não fez o pagamento no prazo estabelecido pelo governo e a questão está sendo negociada. Em nota, o Ministério respondeu à Itatiaia que “o diálogo com a Vale segue avançado e a previsão é de que nos próximos dias o Ministério dos Transportes tenha uma definição sobre o assunto”.

Procurada, a Vale informou que está cumprindo as obrigações contratuais. " A Vale continua cumprindo com as obrigações decorrentes da renovação antecipada das ferrovias Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás em 2020, tendo entregado 100% do compromisso cruzado da Fiol e adquirido os equipamentos necessários para expansão da oferta de trem de passageiros. As obras de mobilidade urbana, que irão beneficiar 33 municípios a partir de investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões, e a obra da FICO, com desembolsos de R$ 10,7 bilhões, seguem em implantação.”

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Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.