A Vale concluiu mais uma etapa no processo de compensação para o município de Barão de Cocais, em Minas Gerais. A empresa realizou o repasse de aproximadamente 290 milhões de reais, como parte das medidas de reparação após o incidente que levou à evacuação preventiva de famílias em 2019, devido ao aumento do nível de emergência da barragem Sul Superior, localizada na Mina de Gongo Soco.
Esses recursos, depositados judicialmente entre janeiro e fevereiro deste ano, estão destinados a investimentos no serviço público municipal e para atender às demandas da comunidade afetada. O montante faz parte de um acordo estabelecido em agosto de 2023, envolvendo a Vale, instituições de Justiça, a Prefeitura de Barão de Cocais e a Arquidiocese de Mariana, com um total de 527 milhões de reais distribuídos entre obrigações de pagamento e ações a serem realizadas pela companhia.
Com essa última transferência, a Vale já repassou mais de 300 milhões de reais, cumprindo assim as obrigações financeiras estabelecidas no acordo. O valor depositado judicialmente está designado para ser utilizado pelo município em projetos que beneficiem diretamente a comunidade local, abrangendo áreas como Saneamento Básico, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Infraestrutura.
Além disso, uma parte significativa desses recursos, aproximadamente 32 milhões de reais, será direcionada para projetos comunitários, cuja escolha será feita através de um processo de orçamento participativo, garantindo a participação da população nas decisões que impactam suas vidas e seu entorno.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.