O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para dois países, na próxima semana, para participar de compromissos com chefes de países Latino-Americanos e Caribenhos. O primeiro será na quarta-feira (28), na Guiana, onde Lula participará, como convidado especial, do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Caricom, a comunidade do Caribe. Durante a agenda no país vizinho, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente da Guiana, Irfaan Ali.
Entre os temas do encontro, está a relação bilateral entre o Brasil e a Guiana, que teve um crescimento na economia de quase 400%, entre os anos de 2021 e 2023, após o descobrimento de jazidas de petróleo e gás. A economia da Guiana saltou, no período, de US$8 bilhões para US$40 bilhões. Uma das áreas mais ricas do país é a região de Essequibo, que virou alvo de disputa com a Venezuela, que reivindica a posse do território. O governo brasileiro lidera as conversas, junto com outros países do continente, para manter a paz entre a Venezuela e a Guiana.
Segundo o Itamaraty, a participação de Lula na reunião de Cúpula da Caricom representa a retomada da importância do Brasil como líder regional, e pode mostrar como as metas e preocupações dos países estão alinhadas com os temas escolhidos pelo Brasil para a Presidência do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana.
Ainda conforme a agenda, Lula seguirá na quinta-feira (29) para São Vicente e Granadinas, no Caribe, onde participará, na sexta-feira (1), da abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da CELAC, que é a comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.