Ouvindo...

Lira diz que Lula e PT estarão ao seu lado para escolher sucessor na Câmara em 2025

Arthur Lira permanecerá no mandato como presidente da Câmara até 2025. Segundo ele, se Lula o apoiar, “o PT não pensará diferente”

Arthur Lira e Lula tiveram encontro nessa semana no Alvorada

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu partido o apoiarão na escolha de um sucessor na Casa. Apesar disso, Lira ressaltou que o presidente tem “todo o direito” de escolher um nome próprio, mas espera que a decisão seja tomada a partir de um diálogo entre os chefes de Poderes.

“O presidente Lula tem sua vontade e seu direito de tentar fazer seu sucessor, assim como eu tenho minha pretensão, ouvindo todos os líderes partidários”, disse Lira. Ele completou: “O presidente Lula sabe disso e já expressou que estará junto desse projeto de acompanhar para que eu tenha o direito de fazer meu sucessor”.

Leia também

Arthur Lira permanecerá no mandato como presidente da Câmara até 2025. Segundo ele, se Lula o apoiar, “o PT não pensará diferente, até porque não tem motivos”. “Todos os compromissos que assumimos foram honrados. Não há nenhuma instabilidade política ou pauta-bomba econômica, muito pelo contrário”, acrescentou.

A declaração foi feita por Lira após evento na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (23). Na quinta-feira (22), Lira teve um encontro com Lula no Palácio da Alvorada, com a presença de outros líderes partidários. De acordo com Lira, sua sucessão na Câmara não foi pauta do encontro. “Foi um bate-papo normal, uma conversa mais amena sem pontos específicos. O presidente conversou, como deve fazer com os líderes partidários que representam os parlamentares”, explicou ele.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.