O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que a comparação feita por Lula dos ataques de Israel ao Holocausto é criminosa e “não cabe a um presidente”. Ele deu entrevista para a CBN Recife na manhã desta quarta-feira (21). Para o ex-mandatário, o petista desconhece o que foi o genocídio comandado por Hitler na Segunda Guerra Mundial.
“Uma fala criminosa, não só infeliz, mas criminosa, que ofendeu não apenas os judeus, a humanidade também. Não existe comparar o Exército de Israel com nazistas”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro tem um ato na Paulista marcado para o próximo domingo (25). Ao comentar sobre a crise no governo atual, o ex-presidente acentua a sua proximidade com Israel, que começou antes de seu mandato como presidente do Brasil e se fortaleceu em seu governo.
No último domingo (18), Lula comparou a guerra na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. Em resposta, o governo de Israel declarou o presidente brasileiro “persona non grata” até que ele peça desculpas. Ministros do presidente já informaram que a retratação não vai ocorrer.
Nesta manhã, o presidente Lula tem encontro com o secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken. O tema deve ser uma das pautas discutidas na reunião.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.