Ouvindo...

Morre Abilio Diniz: políticos lamentam morte de empresário brasileiro

Diniz estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e morreu por insuficiência respiratória

Senador mineiro Rodrigo Pacheco publicou foto ao lado de Abilio Diniz

O empresário brasileiro Abilio Diniz morreu neste domingo (18) aos 87 anos. Conhecido como um dos nomes mais influentes do cenário do empreendedorismo do país, o apresentador paulista gerou comoção entre o meio político.

O vice-presidente Geraldo Alckmin lamentou a morte de Diniz e destacou a importância do empresário para o país. “Sua vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas gerações de empresários no Brasil”, escreveu.

O senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, relembrou a trajetória de Diniz. “Um dos principais empresários brasileiros, participou ativamente das transformações do setor produtivo e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país”, destacou o mineiro, um dos entrevistados no programa do empresário na CNN Brasil.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira afirmou que “perdeu um amigo” nesta noite. “O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência. Sempre viu o Brasil com otimismo, com esperança e fé inquebrantável no nosso futuro”, publicou nas redes sociais.

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, também lamentou a morte de Diniz. “Lembro a oportunidade que tive de ser entrevistada por ele em seu programa ‘Caminhos com Abilio Diniz’, onde conversamos sobre o assunto que tínhamos em comum: o amor ao Brasil e as medidas necessárias para colocá-lo no eixo, na direção de um desenvolvimento sustentável”, destacou.

Morte de Abilio Diniz

Abilio Diniz, um dos empresários brasileiros mais influentes das últimas décadas, morreu neste domingo (18). Reconhecido pela liderança à frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), ele teve participações em grandes empresas do varejo como Carrefour Brasil, Casas Bahia, Ponto Frio, Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) e também na BRF.

O empresário paulista, estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória, em função de uma pneumonite. A informação foi confirmada pela assessoria de Diniz à Itatiaia.

Abilio nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936, era casado e deixou cinco filhos. Quatro dos seus herdeiros são do primeiro casamento, em 1960, com Maria Auriluce Falleiros: Ana Maria, João Paulo, Adriana e Pedro Paulo. Do segundo casamento, com a economista Geyze Marchesi, nasceram Rafaela e Miguel.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.