Ouvindo...

PF conclui inquérito sobre hostilização contra filho de Alexandre de Moraes em aeroporto

Polícia Federal optou por não indiciar o empresário Roberto Montovani por entender que o crime era de menor potencial ofensivo

Acusados de hostilizar e agredir filho do ministro Alexandre de Moraes foram fotografados por ele no aeroporto

O inquérito da Polícia Federal que apura o caso da hostilização sofrida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e seu filho, terminou sem que nenhum acusado fosse indiciado. O documento que marca o fim das investigações sobre o episódio foi entregue ao relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes, e ainda aguarda parecer do Ministério Público Federal para ser arquivado.

O caso aconteceu em julho de 2023 no aeroporto de Roma, na Itália. A conclusão da PF foi de que o empresário Roberto Mantovani Filho, de 71 anos, injuriou o filho de Moraes. No entanto, o delegado responsável pelo caso, Hiroshi de Araújo Sakaki, optou por indicia-lo, entendendo que o crime foi de menor potencial ofensivo.

Na justificativa, Sakaki também alegou que há muitas incongruências nos depoimentos dos envolvidos que não podem ser esclarecidas devido a ausência de som no vídeo usado como prova, além da impossibilidade de leitura labial pela baixa qualidade das imagens.

Leia também

A gravação usada para comprovar a agressão contra o ministro e sua família tem apenas 9 segundos e mostra o ministro de costas, respondendo a provocação feita por Montovani e outros familiares que estavam no aeroporto no dia da confusão. Na ocasião, o ministro teria sido chamado de “bandido, comprado e comunista”.

O relatório da Polícia Federal foi revelado no mesmo dia em que o STF julga recursos da defesa que vão analisar se mantém ou não o sigilo do vídeo que mostra a confusão no aeroporto de Roma por outros ângulos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio