Ouvindo...

Governo brasileiro condena nova operação militar de Israel em Gaza

Nota do Itamaraty revela preocupação das autoridades brasileiras com ataques de Israel na região de Rafah; ontem, mais de 100 pessoas foram mortas em bombardeio israelense

Nota foi divulgada pelo Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou nesta terça-feira (13) os novos ataques de Israel contra alvos civis em Gaza, desta vez na região de Rafah, que até então era considerada uma zona segura em meio ao conflito iniciado no dia 8 de outubro, quando integrantes do Hamas atacaram o território israelense.

Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, esses ataques são vistos com ‘grande preocupação’ pelo governo brasileiro, que teme o deslocamento de civis em meio ao conflito. “Tal operação, se levada a cabo, terá graves consequências, além de novas vítimas civis, um novo movimento de deslocamento forçado de centenas de milhares de palestinos, como vem ocorrendo desde o início do conflito”, esclareceu.

Leia também

Na segunda-feira, mais de 100 pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses na região de Rafah. A informação é da organização humanitária Sociedade do Crescente Vermelho Palestino. Os dados não podem ser verificados de forma independente.

Os ataques fazem parte de uma ofensiva de Israel em busca de reféns. Neste mesmo dia, as Forças de Defesa de Israel confirmaram que duas pessoas que haviam sido sequestradas em outubro foram resgatadas após a investida. Em contrapartida, segundo a prefeitura de Rafah, uma mesquita em Shaboura foi alvo dos ataques israelenses.

No comunicado, o Brasil reiterou o pedido de cessar-fogo e liberação dos reféns que ainda estão em poder do Hamas como forma de superar a crise. Além disso, também reforçou a defesa de um estado palestino “dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental como sua capital”, diz a nota.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio