PSB confirma saída do maior bloco da Câmara, articulado por Arthur Lira

Líder do partido, Gervásio Maia confirmou saída do bloco em ofício protocolado na Câmara dos Deputados

Líder Gervásio Maia (PSB-PB) protocolou ofício pela retirada do partido do bloco de Arthur Lira (PP-AL)

O maior bloco partidário da Câmara dos Deputados perdeu uma das oito siglas que o compõem. O líder do PSB, Gervásio Maia (PSB-PB), protocolou um ofício informando a retirada do partido do blocão articulado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Agora, o grupo terá 14 deputados a menos e seguirá com 144 parlamentares alinhados às orientações da bancada.

O ofício à Secretaria-Geral da Câmara detalhando a retirada do PSB do bloco é assinado por dez dos 14 parlamentares filiados à sigla, são eles: Gervásio Maia, Bandeira de Melo (PSB-RJ), Duarte Junior (PSB-MA), Eriberto Medeiros (PSB-PE), Jonas Donizette (PSB-SP), Lídice da Mata (PSB-BA), Lucas Ramos (PSB-PE), Paulo Foletto (PSB-ES), Pedro Campos (PSB-PE) e Tabata Amaral (PSB-SP). Os quatro parlamentares que não assinam o documento são: Felipe Carreras (PSB-PE), Guilherme Uchoa (PSB-PE), Heitor Schuch (PSB-RS) e Luciano Ducci (PSB-PR).

O maior bloco da Câmara dos Deputados, composto por PP, União Brasil, PSDB-Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PDT e, antes, PSB, foi criado a partir de articulação do presidente Arthur Lira em abril do ano passado.

Leia também

Líder do PSB cita estratégia e busca por protagonismo para justificar saída do bloco de Lira

Novo líder do partido na Câmara dos Deputados, Gervásio Maia e representantes de outras legendas se reuniram nessa segunda-feira (5) para tratar dos rumos do blocão; na ocasião, ele indicou que o PSB se retiraria do grupo. A decisão foi, segundo ele, informada a Arthur Lira em ligação telefônica ainda antes da sessão de abertura do ano legislativo. A prioridade é evitar que os parlamentares filiados à sigla acabem escondidos pela atuação da bancada com presença majoritária de membros do União Brasil e do PP — que concentram 109 dos agora 144 deputados do blocão.

“A ideia, agora, é exatamente estabelecer estratégias para ampliar nosso protagonismo”, afirmou Maia, citando os três minutos de fala à que o partido terá direito com a saída do bloco. “Foi uma decisão conversada com os líderes do bloco e com o presidente Arthur. Foi uma decisão muito amadurecida”, acrescentou. “Agora, também avaliaremos as entregas feitas pela bancada no ano passado e teremos a liberdade de ler os cenários e decidir aquilo que dê maior protagonismo político e legislativo [ao partido]”, pontuou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouvindo...