O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu nesta quinta-feira (1) retirar as grades que haviam sido colocadas, como medida de segurança, no entorno do edifício-sede. Após a sessão, no Plenário do STF, que marcou a abertura do Ano Judiciário, Barroso fez a retirada das grades, acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o gesto tem o objetivo de mostrar que o Brasil retomou a normalidade democrática e que não há espaço para violência na Praça dos Três Poderes. “Eu acho que a retirada da grade é um gesto simbólico de normalidade democrática e de confiança na volta da civilidade das pessoas. A vida democrática tem espaço para todas as visões, inclusive para os protestos, mas não para a violência”, disse o presidente do STF.
As grades de proteção já haviam sido retiradas, em 2023, do entorno do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.