Os alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais terão acompanhamento psicossocial a partir do dia 5 de fevereiro, quando começa o próximo ciclo escolar. A proposta foi uma das anunciadas nesta terça-feira (30), pelo secretário de estado de educação Igor de Alvarenga. Segundo o secretário, o projeto pretende ser uma ferramenta de prevenção do bullying e de violências dentro do ambiente escolar.
“Trabalho temas que nos ajudam a desenvolvê-los [os alunos] para que eles tenham autoconhecimento e consigam trabalhar com suas emoções”, afirma o secretário.
A melhoria na infraestrutura das escolas estaduais também é uma preocupação de Alvarenga, que menciona o estabelecimento de medidas que monitorem a qualidade do ambiente escolar na rede estadual.
“Nós, enquanto secretaria, temos como preocupação monitorar as escolas. Por isso, contamos com uma subsecretaria de articulação educacional. Ao iniciar o ano, nós enviamos um documento norteador para os diretores com o passo a passo sobre o que ele tem que fazer. Após isso, perguntamos à gestão escolar o que foi feito e o que não foi feito. Além disso, solicitamos a ida de inspetores in loco verificar”, explica.
A melhoria de aprendizagens também recebeu destaque pelo secretário.
“No ano de 2024, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) será aprimorado para acompanhar e monitorar todas as ações de fortalecimento das aprendizagens, considerando os seus três eixos estruturantes do plano: acesso, permanência e aprendizagem”, destacou. Entre outras medidas que visam melhorar a qualidade escolar estão projetos de incentivo a escrita e leitura, o programa de Wi-Fi e a criação do novo Diário Escolar Digital”, resume.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.