Operação contra Carlos Bolsonaro busca avançar sobre ‘núcleo político’ da ‘Abin paralela’

Buscas foram realizadas no gabinete e na residência do vereador carioca filho do ex-presidente Jair Bolsonaro

Carlos Bolsonaro é investigado em desdobramento da operação ‘Vigilância Aproximada’

As ações desta segunda-feira (29) que tem como principal alvo o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), buscam avançar as investigações da Polícia Federal contra o chamado ‘núcleo político’ da ‘Abin paralela’ - estrutura que teria sido montada pelo ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem (PL-RJ) durante os anos em que esteve à frente do órgão, entre 2019 e 2022.

O filho ‘02’ do ex-presidente Bolsonaro foi alvo de buscas em seu gabinete de vereador, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e também em sua residência, no Rio de Janeiro. Ao todo, são nove mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã em cinco cidades: Angra dos Reis/RJ, (1) Rio de Janeiro/RJ (5), Brasília/DF (1), Formosa/GO (1) e Salvador/BA (1).

Leia também

De acordo com a PF, nessa nova etapa da operação, o objetivo é avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente pela Abin de Alexandre Ramagem. Nessas ações, segundo a PF, “eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público”, disse em nota.

Na última quinta-feira, Ramagem, que é deputado federal e pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, foi alvo de buscas pela PF. Os agentes estiveram em sua residência e também no gabinete dele na Câmara dos Deputados, onde encontraram um vasto material de provas oriundas da Abin, e que estavam em poder do deputado. Ele nega ter agido ilegalmente.

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Carlos Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a operação desta segunda-feira

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...