Ouvindo...

Carnaval BH 2024: autoridades terão acesso a mais de 4 mil câmeras de monitoramento

Órgãos estarão reunidos no ‘Posto de Comando’, que vai funcionar dentro do Centro Integrado de Operações da capital; Corpo de Bombeiros vai utilizar o COP durante o Carnaval pela primeira vez em 2024

Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte fica no bairro Buritis

Forças de segurança, órgãos de trânsito e serviços de emergência terão acesso a imagens de mais de 4 mil câmeras no ‘Posto de Comando’ para monitorar o Carnaval de Belo Horizonte. A unidade foi inaugurada neste sábado (27) e fica dentro do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), no bairro Buritis, Oeste de Belo Horizonte.

Com o acesso às imagens, os órgãos poderão traçar estratégias de atuação e agir com mais rapidez para deslocar equipes em casos de brigas, crimes e emergências.

Vão ficar concentrados no posto de comando órgãos como Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, BHTrans, além das Secretarias de Segurança Pública do Município e do Estado. Uma das novidades deste ano é a presença dos Bombeiros no Posto de Comando. Pela primeira vez, a corporação transferiu o centro de comando para o COP.

Durante a inauguração do Posto de Comando do Carnaval, o prefeito Fuad Noman (PSD) ouviu do alto comando dos órgãos como irá funcionar, na prática, a integração em prol de um Carnaval mais seguro. Fuad ressaltou que ‘todas as áreas estão mobilizadas’ para atender o folião no carnaval da capital.

‘Cada uma das áreas, cada bloco, vai estar sendo monitorado por câmara, vai estar sendo visto e acompanhado permanentemente. O COP estará funcionando 24 horas com toda a estrutura à disposição. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, que agora possui equipe de profissionais bilíngues para atender visitantes e turistas que não falam português’

A Belotur será a porta-voz do posto de comando e do carnaval de Belo Horizonte. O Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, Gilberto Castro, afirma que o executivo não economizou recursos para garantir tranquilidade ao folião.

‘Temos toda uma prefeitura mobilizada como muita gente, sem economizar nenhum recurso financeiro e operacional, para que a gente tenha um carnaval tranquilo, para que as pessoas possam estar na rua se divertindo, pulando carnaval, mas que eles possam fazer isso com segurança, numa rua limpa’.

Leia também

Os Bombeiros transferiram o serviço de inteligência para o COP pela primeira vez. A corporação estará com 2.500 bombeiros atuando durante o Carnaval de Belo Horizonte. O Tenente Coronel Bruno Menezes explica que as imagens das câmeras podem acelerar o deslocamento de viaturas de emergência.

‘Quando a gente tem acesso às câmeras, a gente visualiza a ocorrência e a gente tem uma condição de dar uma resposta mais adequada e rápida. Então a gente tem a equipe de intervenção, temos as equipes de coordenação de blocos no terreno, com os trios elétricos, então a gente consegue dar esse atendimento, essa entrega mais rápida’.

A Itatiaia apurou que cerca de sete mil policiais vão atuar exclusivamente na segurança de BH durante o carnaval. A Defesa Civil também vai estar presente durante a folia. O trabalho do órgão começou antes mesmo da festa, ao barrar a realização de cortejos em áreas com risco de inundação.

A prefeitura tem a expectativa que 5,5 milhões de foliões marquem presença no carnaval de Belo Horizonte. A festa começou oficialmente neste sábado (27) e vai até 18 de fevereiro. São esperados 536 blocos de rua e 581 desfiles.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.