Apenas 24 horas após a prefeitura de Belo Horizonte anunciar uma política de “tolerância zero” com as irregularidades na prestação de serviço do transporte coletivo da capital mineira, usuários apontam problemas com horários e com a qualidade do serviço.
Usuários enviaram mensagens à Itatiaia reclamando de problemas na prestação de serviço no transporte coletivo.
“O prefeito está querendo fazer seu nome para a reeleição. No período da pandemia deram para os empresários, que são bilionários, milhões de reais do dinheiro público. Agora fala que a tolerância é zero? Não somos burros, todos sabem que todo mundo come na mão dos empresários de ônibus”, reclamou o usuário Cléver.
Na manhã desta sexta-feira (26), a vereadora Loide Gonçalves (Podemos) denunciou problemas em um veículo da linha 5201, da BH Leste, e chamou a polícia para apreender o ônibus.
“Recebi várias denúncias acerca deste veículo que estava circulando. Vim no final do 5201 para conferir e realmente o ônibus está em péssimas condições: com a porta quebrada, apenas uma porta abre, traseira soltando, sem parachoque, imundo, sujo e remendado por dentro. Falei com o motorista que o veículo não tem condições de rodar, ele quer levar o veículo para a garagem, mas estamos esperando a polícia chegar para recolher esse veículo”, afirmou a parlamentar.
O ônibus já havia sido autuado cinco vezes por várias irregularidades. Segundo um motorista, as empresas exigem que os veículos, mesmo em condições ruins, voltem às ruas. Agentes da BHTrans e GCM estiveram no local, mas informaram não ter autonomia para rebocar o ônibus.
“Tolerância zero”
Na quinta-feira, o prefeito Fuad Noman afirmou que o Executivo municipal vai tomar medidas mais rigorosas para evitar problemas na prestação do serviço.
Segundo o prefeito, alguns problemas na prestação do serviço de transporte não podem mais ser aceitos e que a prefeitura já está buscando medidas judiciais contra as empresas. Segundo o prefeito, serão retirados ônibus em más condições e os pagamentos serão cortados das empresas que foram flagradas com irregularidades.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a prefeitura de Belo Horizonte para saber informações sobre a fiscalização nesta sexta-feira, após o prefeito anunciar maior rigor na fiscalização, mas até o momento o balanço não foi divulgado.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.