Ouvindo...

Haddad se reúne com Lira para discutir MP da reoneração

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne na noite desta quinta-feira (18) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre a MP da reoneração

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para discutir a Medida Provisória que visa acabar com a desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores da economia, a chamada MP da reoneração. O encontro acontece, na noite desta quinta-feira (18), na Residência Oficial da Câmara dos Deputados. “Tem uma agenda grande de trabalho na Câmara. Nós encaminhamos, mais ou menos, seis projetos, em 2023. Uma série de projetos da reforma microeconômica, sendo que só um deles teve relator designado. Estou levando um material para o presidente tomar conhecimento”, adiantou Haddad, em conversa com jornalistas na saída do Ministério da Fazenda.

O ministro também repassar à Lira as conversas que já teve, esta semana, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a MP da reoneração.

Mais cedo, o presidente Lula subiu o tom contra os empresários beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos e cobrou uma contrapartida dos 17 setores contemplados para que a medida continue em vigor. O benefício, prorrogado pelo Congresso Nacional até 31 de dezembro de 2027, permite que os setores contemplados deixem de pagar cerca de 20% da folha de pagamento dos trabalhadores para a Previdência Social e contribuam com alíquota que varia entre 1% e 4,5%. “Esse país não pode ficar subordinado a pequenez, por pessoas que estão brigando para que a gente faça a desoneração da folha de salários. Por acaso os empresários, que fazem essa proposta, estão oferecendo uma contrapartida? Por que não garantem estabilidade para os trabalhadores durante todo o período? Por que não garante que uma parte que vai lucrar com a desoneração distribuir em forma de salários? Só eles querem. Só eles desejam. Esse país precisa mudar”, disparou Lula.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.