Com o início do BBB24, a audiência começa a especular a possibilidade de título dos participantes, enquanto os partidos políticos já passam analisar quais “brothers” tem potencial para serem candidatos nas eleições municipais de 2024 ou em futuras eleições.
Ao longo dos mais de 20 anos do reality da TV Globo, diversos ex-BBBs se candidataram a cargos no Legislativo, mas apenas um deles foi eleito: Jean Wyllys, vencedor da 5ª edição do programa, que venceu na final do reality a atriz Grazi Massafera.
Jean Wyllys (Psol) foi eleito deputado-federal no Rio de Janeiro em 2010, 2014 e 2018, defendendo a causa LGBT como sua principal bandeira política.
Em 2019, ele renunciou ao mandato no Congresso Nacional alegando ameaças dos apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro, com quem travou embates frequentes quando eram colegas e rivais na Câmara dos Deputados.
É o caso da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, quando os dois trocaram provocações e Jean Wyllys cuspiu na direção do ex-presidente da República.
Após renunciar ao cargo, Jean Willy foi estudar na Alemanha e o deputado David Miranda (Psol) assumiu sua cadeira no Congresso.
O ex-BBB retornou ao Brasil em 2023, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não indicou se vai ser candidato nas próximas eleições.
Sonhando alto
Por outro lado, o ex-BBB Gil do Vigor já disse quer pretende se candidatar ao cargo de Presidente da República - fato até então inédito na história do reality. Seria a primeira vez que um ex-brother tentaria ser eleito para um cargo no Poder Executivo no Brasil.
“Vou subir a rampa (do Planalto) de terno rosa”, disse o ex-brother durante entrevista ao podcast Podpah.
Gil do Vigor afirmou que, após terminar seu PhD nos Estados Unidos, vai realizar um preparo acadêmico antes de entrar na política. Ou seja, dificilmente ele deve ser candidato nas próximas eleições presidenciais de 2026. Ele ainda não é filiado a nenhum partido político.
Fracassos consecutivos
Além de Jean Wyllys, outros vencedores do Big Brother Brasil se candidataram a cargos no Legislativo, mas sem sucesso. É o caso de Diego Alemão, Rodrigo Cowboy, Dhomini, Fael Cordeiro, Cézar Lima e Cida Santos.
Alguns ex-BBBs, inclusive, já se candidataram nas eleições mais de uma vez e nunca foram eleitos. É o caso Tati Pink e Dhomini.
Em Minas Gerais, se destaca o caso da professora do Dep. de Ciência Política UFMG, Mara Telles, que foi a primeira eliminada da edição do BBB18 e perdeu a eleição para deputada estadual pelo PCdoB, em 2018, recebendo apenas 4.602 votos.
A professora da UFMG, Mara Telles, foi a primeira eliminada da edição do BBB18
Após a breve passagem pelo reality, a professora foi condenada em um processo administrativo da Universidade por quebrar o regime de dedicação exclusiva dos docentes.
Veja a lista dos ex-BBBs que se candidataram a cargos públicos e não foram eleitos:
- Maria Melilo (PSC), vencedora do BBB11, foi candidata a deputada estadual por São Paulo, em 2014.
- Adrilles Jorges (PTB), participante do BBB15, foi candidato a deputado federal em 2022
- Diego Alemão (PV), vencedor do BBB7, foi candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, em 2014.
- Rodrigo Cowboy (PR), vencedor do BBB2, se candidatou a vereador de Ribeirão Preto (SP), em 2008.
- Cida Santos (PTdoB), vencedora do BBB4, foi candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro em 2014, mas só recebeu 167 votos.
- Serginho (PSD), do BBB 10, se candidatou a vereador por São Paulo, em 2012.
- Dicesar (MDB), também do BBB 10, tentou o cargo de verrador por São Paulo, em 2016.
- Cida Santos, vencedora do BBB4, foi candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro em 2014.
- César Lima (PV), vencedor do BBB16, se candidatou a vereador por Curitiba (PR), em 2016.
- Fael Cordeiro (PSB), vencedor do BBB12, foi candidato a deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul em 2014.
- Diego Grossi (PSDB), vencedor do BBB14, foi candidato a deputado federal por São Paulo em 2018.
- Marcelo Zagonel (PTB), participante do BBB14, foi candidato a vereador por Curitiba, Paraná, em 2016.
- Mara Telles (PC do B), participante do BBB18, foi candidata a deputada estadual em Minas Gerais, em 2018.
- Daniel Fontes (PRB), participante do BBB17, foi candidato a vereador por Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, em 2016, mas não foi eleito.
- Ilmar Mamão (PL), participante do BBB17, foi candidato a vereador por Sorriso, Mato Grosso, em 2016, mas não foi eleito.
- Rômulo Arantes Neto (PSB), participante do BBB17, foi candidato a deputado distrital pelo Distrito Federal em 2010, mas não foi eleito.
- Dhomini, vencedor do BBB3 e participante do BBB13, foi candidato a vereador por Goiânia (GO), em 2004, mas não foi eleito. Em 2010, ele tentou se candidatar a deputado federal, mas desistiu antes das eleições.
- Tati Pink (PSC), do BBB5, tentou a vaga de vereadora por Recife por três vezes, mas não eleita em nenhuma.
- Carlão (DEM), do BBB6, foi candidato a vereador por São Bernardo do Campo (SP) em 2006, mas não foi eleito.
- Alberto Cowboy, do BBB7, foi candidato a vereador por Rio de Janeiro em 2008, mas não foi eleito.
- Dilson (PTC), que participou do BBB3 e foi o primeiro desistente da história do reality da TV Globo, tentou uma vaga para deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul, em 2010.
- Considerado o vilão da primeira edição do Big Brother Brasil, Adriano Didi (DEM) tentou vaga de vereador de Salvador (BA), em 2008.