Considerado como o prédio mais importante do Brasil, o Palácio do Planalto - sede do poder executivo federal - voltará a receber visitas do público em geral a partir deste domingo (14), após quase quatro anos. O tour pelo edifício é gratuito e a visitação deve ser agendada pelo site visitapr.presidencia.gov.br.
O passeio pelo Palácio projetado pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer é guiado, e por lá, os visitantes conhecem as histórias contadas através das obras de arte e o mobiliário que compõe o interior de um dos ícones da arquitetura modernista da capital brasileira.
As visitas guiadas no Planalto foram paralisadas em março de 2020, logo no início da pandemia de covid-19. No ano passado, no dia 8 de janeiro, o prédio foi vandalizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e, ainda hoje, algumas obras de arte e parte da mobília que foram quebradas ainda passam por um processo de restauração.
De acordo com a Secretaria de Administração, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, o roteiro da visitação ao Palácio do Planalto inclui o térreo, o segundo, o terceiro andar e o subsolo, que agora é um novo espaço de exposições.
As visitas terão duração média de uma hora e serão realizadas por grupos de até 30 pessoas a cada meia hora, com vagas destinadas a grupos prioritários. A visitação será realizada aos domingos, das 9h às 14h, sendo que o último grupo entrará às 13h. Não é necessário realizar o agendamento para crianças de até 10 anos.