Ouvindo...

Um ano após ataques golpistas, PF realiza nova fase da Operação Lesa Pátria

23ª fase da Operação cumpre 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra suspeitos de financiarem atos de depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília

Operação cumpre 47 mandados judiciais nesta segunda-feira, aniversário de um ano dos ataques em Brasília

No dia em que os ataques golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro completam um ano, a Polícia Federal foi às ruas em mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de financiarem e participarem dos ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A ação desta segunda-feira (08) cumpre 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

Segundo a Polícia Federal, a 23ª fase da operação acontece nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

A pedido dos investigadores, a Justiça determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados para cobrir os prejuízos causados pela destruição dos prédios públicos, estimados em R$ 40 milhões.

Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

(Matéria em atualização)

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio