No dia em que os ataques golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro completam um ano, a Polícia Federal foi às ruas em mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de financiarem e participarem dos ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A ação desta segunda-feira (08) cumpre 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Segundo a Polícia Federal, a 23ª fase da operação acontece nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
A pedido dos investigadores, a Justiça determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados para cobrir os prejuízos causados pela destruição dos prédios públicos, estimados em R$ 40 milhões.
Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
(Matéria em atualização)