Ouvindo...

Saiba como será evento do 1º aniversário dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Ato Democracia Inabalada acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional

O presidente Lula e os ministros Rosa Weber (aposentada), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski (aposentado), em 9 de janeiro de 2023

O evento que vai marcar o primeiro ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 acontece nesta segunda-feira (8) no Salão Negro do Congresso Nacional. A cerimônia foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve contar com a participação de cerca de 500 pessoas, incluindo ministros do governo, do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados, senadores, governadores e outras autoridades.

Durante o evento, será apresentada a tapeçaria de Burle Marx obra danificada pelos manifestantes e que foi restaurada pelo Senado Federal. Além disso, o Supremo Tribunal Federal vai apresentar também a publicação recuperada da Constituição Federal.

Além do ato no Congresso, uma exposição será aberta no STF sobre o episódio. Há um ano, as instalações da Corte foram o principal alvo dos manifestantes contrários à eleição de Lula. O hino nacional brasileiro será interpretado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A cerimônia no Congresso está marcada para às 15h. Lá, vão compor a mesa, além de Lula, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a presidente do STF à época dos atos antidemocráticos Rosa Weber (hoje, aposentada), além da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e a segunda-dama, Lu Alckmin.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.